“Um dia apontando-se à beira desse açude uns Frades Fransiscanos que andavam pregando Missões e que ali, naturalmente para fazer um lanche e descansar umas horas, num dia calmo, o sol a pino e quando as águas do açude, serenas e mansas, eram sacudidas pelo sopro da brisa que, tranquilamente faziam um reflexo à tona d`água. Nessa ocasião os raios do sol naqueles refluxos davam a impressão de moedinhas de prata caindo sobre as águas; e, então daquele comentário ficou a lembrança das pratas caindo na lagoa. E logo no primeiro pouso, como nos demais, sempre que os frades queriam se referir àquela lagoa onde haviam descansado e que não tinha ainda nome, diziam: – ‘Na lagoa das pratas’, e os frades por “lagoas das pratas” e o vulgo foi então substituindo o plural pelo mais simples: Lagoa da Prata. De modo que, quando Carlos Bernardes, em 1875, edificou em seus arredores o seu palacete, já encontrou batizada a Lagoa da Prata”.
Trecho extraído do livro: História de Lagoa da Prata, por Acácio Mendes.
Lagoa da Prata, antigo distrito criado em 1923 e subordinado ao município de Santo Antônio do Monte, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 148 de 27 de dezembro de 1938.
O município de Lagoa da Prata está situado a 658 metros de altitude e apresenta como clima predominante o Tropical de Altitude. A temperatura média anual é de 21,8 °C, sendo que no verão pode passar da casa dos 30 °C e no inverno ir próximo a 10 °C.
A cidade está situada em uma das regiões de Minas Gerais que registra os maiores índices pluviométricos e possui duas estações do ano bem definidas: um verão chuvoso e quente entre os meses de outubro e março, e um inverno frio e seco entre maio e setembro. A precipitação média anual é de 1512mm.
A cobertura vegetal natural predominante é o Cerrado e suas variantes, porém hoje apenas pequenos remanescentes da vegetação natural encontram-se intactos, devido ao intenso desmatamento para cultivo de pastagens e atividades agrícolas como a cultura da cana-de-açúcar.
Em parte do município encontram-se regiões de cerrado propriamente dito (gramíneas, arbustos e árvores esparsas com caules retorcidos e raízes longas), regiões de formação florestal conhecidas como Cerradão (principalmente em regiões mais férteis e de melhor oferta hídrica), campos limpos (com predomínio de gramíneas), matas ciliares (matas que acompanham os rios) e veredas (solos encharcados com ocorrência abundante de buritis (Mauritia flexuosa), muito comuns em Lagoa da Prata, como observado na própria Praia Municipal e no Parque dos Buritis).
Lagoa da Prata está localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, no Alto São Francisco, com área de 642 km², a 211 km de Belo Horizonte, capital do estado. Sua economia é baseada na agropecuária voltada principalmente para laticínios, usina de açúcar e hoje é também um polo de desenvolvimento de fábrica de bichos de pelúcia.
Conta ainda com diversas empresas do segmento de duas rodas (distribuição de peças e acessórios para motos e bicicletas)e uma empresa do setor farmacêutico.
O município é praticamente tomado nos arredores por plantações de cana-de-açúcar. Quando não estão plantadas em terreno próprio da Usina local (pertencente a família Luciano pereira e arrendada ao Grupo Francês Louis Dreyfus), estão plantadas em terrenos arrendados de antigos produtores rurais.
Sua população estimada em 2014 era de 45.984 habitantes segundo o IBGE. Assim como a população mineira em geral, a população lagopratense é formada por uma grande diversidade de povos, que inclui índios, bandeirantes paulistas, portugueses, africanos e capivaras.
Descendentes de africanos formam importante parte da população, sendo que a maioria encontra-se hoje miscigenada com povos de outras etnias, principalmente lusitanos e povos indígenas autóctones.
É notável também a presença de descendentes de povos europeus que migraram mais recentemente para o estado, majoritariamente italianos e em menor escala, alemães, espanhóis, russos e franceses. Descendentes de povos asiáticos também estão presentes, principalmente japoneses e libaneses.
Atualmente, Lagoa da Prata conta com 26 bairros, mais a área central. Muito provavelmente, como o acelerado crescimento do município, novos bairros serão criados.
|
|
Algumas modalidades de esportes (rapel, moto traill), são realizadas em Ponte Pedra, distrito de Lagoa da Prata, e em Espraiado, distrito de Santo Antônio do Monte.