Prêmio “José Coutinho de Oliveira”
Com o objetivo de homenagear os melhores atletas e paratletas da cidade, a Secretaria de Desportos criou o Prêmio José Coutinho de Oliveira. O Prêmio Melhores do Esporte 2024 é um evento de premiação que reconhece os destaques do esporte de Lagoa da Prata na temporada.
A votação popular ocorrerá entre os dias 6 de janeiro e 5 de fevereiro de 2025, por meio do aplicativo Lagoa Digital, nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20, Open, Master e Sênior (masculino e feminino). Também será possível votar no Melhor Técnico Esportivo, no Melhor Projeto Esportivo Social e, no prêmio principal, nos destaques Destaque Esportivo Masculino e Feminino 2024.
A premiação acontecerá no dia 12 de fevereiro, no Centro Cultural Hilde Schmidt. Os atletas foram indicados por técnicos e coordenadores de cada modalidade.
José Coutinho foi pioneiro no esporte de Lagoa da Prata. Seu envolvimento profissional com o esporte começou aos vinte e poucos anos, quando passou a trabalhar na prefeitura, atuando como presidente da Praça de Esportes. Sempre atuante, ministrava aulas de educação física e treinamento em várias modalidades, como vôlei, handebol, futsal, futebol de campo e basquete.
No Colégio Municipal, atuou como professor e criador da Fanfarra Municipal. Movimentava a cidade com corridas de bicicleta, torneios, gincanas e os desfiles de 7 de Setembro. Também foi técnico das equipes de futebol da cidade, na época representadas pelo Grêmio e pelo Laprata.
José Coutinho foi casado com Serafina Ângela de Oliveira (in memoriam) e teve com ela oito filhos: Eduiges, Carlos, Arnaldo, Maria do Carmo, Alexis, Laura, Clarisse e Júnior.
Nascido em 2 de dezembro de 1925, ele faleceu aos 64 anos, em 20 de outubro de 1990, deixando um legado que continua sendo seguido por treinadores e atletas de todas as gerações de Lagoa da Prata. Se estivesse vivo, completaria 100 anos neste ano.